quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DOCUMENTOS DO RS ENTREGUES EM BRASILIA

16/01/2012 – Comissão Nacional da Verdade recebe complemento de documentação recolhida no Rio Grande do Sul
Cópias complementares dos documentos entregues pelo governo do RS à CNV em novembro foram entregues ontem em Brasília; grupo também discutiu a data para a realização de uma audiência pública da Comissão em Porto Alegre
A Comissão Nacional da Verdade, o secretário da Casa Civil do Governo do Rio Grande do Sul, Carlos Pestana, e o grupo de apoio criado pelo governo do RS para auxiliar a Comissão Estadual da Verdade tiveram uma reunião de trabalho na tarde de ontem em Brasília.
No encontro, os representantes do governo do Rio Grande do Sul entregaram à CNV cópias complementares dos documentos entregues à polícia gaúcha pela família do ex-comandante do Doi-Codi do Rio, Júlio Miguel Molinas Dias, assassinado no último dia 1º de novembro, em Porto Alegre.
A documentação entregue complementa a que já foi recolhida pela CNV em Porto Alegre em 27 de novembro. Entre os documentos recolhidos pela CNV na capital gaúcha há um que confirma que o ex-deputado Rubens Paiva foi entregue ao Doi-Codi do Rio, e um volumoso relatório sobre o atentado do Riocentro.
Na reunião, Fonteles, Pestana e o grupo de assessores da Comissão da Verdade Gaúcha e da CNV iniciaram tratativas para a realização de uma audiência pública conjunta entre a CNV e a Comissão Estadual para a colheita de depoimentos no RS. A CNV propôs que a audiência seja realizada na última semana de fevereiro.
Durante a reunião, Fonteles disse que os documentos sobre Rubens Paiva encontrados em Porto Alegre, cruzados com outros que ele obteve no Arquivo Nacional, apontam para a conclusão de que Rubens Paiva foi morto por agentes do Doi-Codi do I Exército, no Rio de Janeiro. Para Pestana, o encontro foi fundamental para estreitar relações e efetivar mais ainda parceria entre ambas as comissões da verdade.
Assessoria de Comunicação
Comissão Nacional da Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário