sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

REUNIÃO COM REITOR DA UECE APONTA PARA CRIAÇÃO DE COMISSÃO DA VERDADE

Ocorreu nesta quinta-feira, dia 20/2, a segunda reunião entre o Comitê Memória, Verdade, Justiça do Ceará e o Reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, com vistas à criação de uma Comissão da Verdade institucional reunindo as Universidades Estadual e Federal.

Estiveram presentes na reunião, além do Reitor, Sílvio Mota e José Machado, da Coordenação do Comitê, professora Helena Serra Azul, da UFC, em nome da ADUFC, professores Gil Jacó e Eudes Baima, da UECE, Amanda Buckinfeld e Bruno Rodrigues, do CA de História da UECE, Sebastião de Carvalho, estudante de filosofia da UECE, Paulo Henrique, do DCE/UECE, Renata Praciano, em nome da deputada Eliane Novaes (PSB) e Beliza Veloso, chefe de gabinete da Reitoria.

Depois de uma avaliação acerca da necessidade de dar um passo efetivo na criação da comissão da verdade universitária, foi reafirmada a perspectiva de que ela reúna a UFC e a UECE o que, na avaliação de todos, daria mais força à iniciativa.

Ressaltou-se ainda que a constituição destas comissões institucionais já se encontra atrasada no Ceará, uma vez que elas têm se constituído em diferentes estados, já com resultados sendo publicados. Daí a urgência na constituição e início dos trabalhos da comissão universitária.

O Professor Jackson reafirmou enfaticamente a disposição da UECE de dar os passos nesta direção, se colocando à disposição do Comitê para tomar as medidas necessárias.

Neste sentido, a principal conclusão da reunião foi a de que a Reitoria da UECE, por meio do Reitor Jackson, solicitará do Reitor Jesualdo Farias uma audiência no prazo mais breve para discutir a questão. Esta reunião deverá ter a participação dos segmentos interessados na criação da comissão da verdade das universidades, especialmente dos membros do Comitê Memória, Justiça, Verdade do Ceará.

José Eudes Baima Bezerra
Professor da UECE







Nenhum comentário:

Postar um comentário