terça-feira, 12 de março de 2013

CRIADO O NÚCLEO DA AJD NO CEARÁ


No último dia 8 de março, Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Mulher, foi instalado o núcleo da AJD no Ceará. Este é o 7º núcleo da entidade instalado no país, também havendo núcleos no Maranhão, em Pernambuco, em Tocantins, na Bahia, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, e em São Paulo, onde fica a sua sede nacional.
                A AJD, Associação Juízes para a Democracia, nasceu de um movimento dos juízes de São Paulo no início de 1990, tendo portanto mais de 20 anos. Alguns poderiam perguntar por que Juízes para a Democracia, pois não existem Juízes para a Ditadura. Talvez não, mas certamente existem no Brasil muitos juízes defensores das tradições da opressão da Casa Grande. E é contra isso que nos rebelamos, contra nossa Justiça burocrática e injusta, que nem promove o respeito pelos Direitos Humanos, individuais e coletivos, nem combate de forma eficaz a impunidade.
                A AJD organizou o Forum Mundial de Juízes e a Federação de Associações de Juízes para a Democracia da América Latina e do Caribe, foi fator decisivo no reconhecimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo Brasil e participa diretamente do trabalho da Comissão Nacional da Verdade, em tarefas que já estão sendo assumidas também pelo núcleo do Ceará.
                A AJD não é uma entidade de grandes massas, mas seus poucos integrantes sempre mostraram e mostrarão que ainda há JUÍZES no Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário