segunda-feira, 1 de abril de 2013

COMITÊ DA VERDADE PARTICIPA DE ATO DA JUVENTUDE PELA PUNIÇÃO DOS CRIMINOSOS DO PERÍODO MILITAR


No dia 27 de março, cerca de 200 jovens, organizados por diversas organizações juvenis e entidades estudantis, realizaram um ATO PÚBLICO na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. A manifestação foi parte da JORNADA NACIONAL DA JUVENTUDE da UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE) e UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES) além de coletivos, movimentos, DCEs, etc que engrossaram o protesto.

Ao chegarem na ALCE, os manifestantes tiveram que pressionar a presidência para ocupar as galerias. Com palavras de ordem e muita agitação marcaram o plenário da Casa que debatia um requerimento da Deputada e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALCE, Eliane Novais, solicitando à Câmara Federal reconsideração da eleição que levou o Dep. Marco Feliciano à presidência da Comissão homônima da CF. A sessão, no entanto, foi suspensa por falta de quórum.

Os membros do Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará levaram faixas e cartazes exigindo a punição dos torturadores. Anistiados e ex-presos políticos se somaram aos jovens que realizaram uma passeata para lembrar os Heróis Assassinados pela Ditadura e exigir punição aos criminosos. Uma comissão foi recebida pelo presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque, o qual informou que continua aguardando um parecer na procuradoria da ALCE para publicar o ATO de criação e nomear a Comissão Parlamentar.

Para o membro do Comitê, Sílvio Mota, o “ato foi muito importante por unir duas gerações que agora estão na luta pela punição aos torturadores e assassinos da ditadura militar”. Afirmou também que é bastante preocupante aguardar um parecer durante meses para criar uma Comissão, na medida em que já foram listadas e recolhidas as assinaturas suficientes para a criação da COMISSÃO DA VERDADE no legislativo cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário