quinta-feira, 4 de abril de 2013

COMITÊ DA VERDADE PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS HUMANOS


             Os membros do Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará participaram no dia 22 de março de um painel sobre Memória, Verdade e Justiça no Seminário de Formação em Direitos Humanos organizado pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) e pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). O evento ocorreu no anexo das comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e contou com a participação de 120 inscritos.
                A mesa de discussão, intitulada “Pelo Direito à Memória, à Verdade e Justiça. Pela Punição dos Crimes contra os lutadores brasileiros”, foi coordenada pelo presidente do Centro Cultural e Defesa dos Direitos Humanos, Serley Leal e da Presdidente da ADPEC, Sandra Sá. Para o debate, estiveram presentes o Coordenador do Comitê e Juiz do Trabalho, Silvio Mota, que palestrou sobre Justiça de Transição, do diretor da Associação Anistia 64/68, José Maria Tabosa, que resgatou os heróis esquecidos daquele período, e de Virginia Ferreira, Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
            O debate, marcado por emoção e muitas lembranças da luta daquele período, também contou com vários depoimentos do público que fortaleceu a luta pela Abertura dos Arquivos e pela Punição aos Criminosos. Para Sílvio Mota, “a grande questão é a necessidade de se fazer JUSTIÇA nesse país, essa é a palavra de ordem. A atual comissão da verdade não poderá cumprir esse papel. A única forma de conseguirmos avançar nisso é com muita mobilização popular”.
           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário